Skip to content

Você conhece seu time ?

\UTC\02 10 \10\UTC fevereiro \10\UTC 2009

Historia de glória ou Maracutaia …… Vamos descobrir hoje mesmo !!!times

Seu clube já decretou falência ???
Você conhece “Jogo das barricas”???
Qual foi o papel da segunda guerra mundial na vida de seu clube ???
Qual clube ganhou 90 mil metros quadrados pra construir seu estádio ???

Tire sua duvida lendo essa reportagem inteira !!

Neste post vamos falar do “SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

O COMEÇO DE TUDO !!!!!

São Paulo foi fundado em 1930 e faliu em 1935 por dívidas acumuladas.
Que diante da enorme dívida os dirigentes são paulinos liderados por Paulo Machado de Carvalho sugeriram extinguir o clube e serem incorporados pelo Clube de Regatas Tietê, que pagaria as dívidas e ficariam com o patrimônio do clube, incluindo a Chácara da Floresta, vizinha ao CR.Tietê. Alguns sócios se rebelaram contra a decisão, mas acabaram aprovando a fusão em Assembléia, pois do contrário teriam que assumir a dívida, e com a incorporação pelo Tietê, se livraram dela ? [Assembélia realizada em 14/01/1935].
Desta forma, o título paulista de 1931 pertence legal e oficialmente ao Clube de Regatas Tietê, que usou o nome de “C.R.Tietê-São Paulo” até 1940 ? e que existindo o clube até hoje, este permanece como detentor oficial do Paulista de 1931.
Em 1935 o atual São Paulo foi fundado, sem dívidas, mas também sem qualquer patrimônio. O time era tão fraco que nos dois primeiros anos terminou o Campeonato Paulista em 8º [1936] e 7º [1937] .
O que salvou o clube de uma nova falência foi a fusão em 1938 com o C.A.Estudantes da Mooca, que tinha um elenco muito melhor. O novo time titular foi composto com 9 atletas do Estudantes e 2 do São Paulo, que passou a mandar seus jogos na Mooca, sede do Estudantes.

RIVAIS ???????

Que para “ajudar” financeiramente o São Paulo, em 1938, Palestra e Corinthians disputaram o famoso “jogo das barricas”, assim chamado pois colocaram barricas na entrada do Palestra Itália para o povo jogar dinheiro. Os dois clubes nada receberam e ainda doaram a renda para ajudar o São Paulo a pagar suas novas dívidas.
Neste “Jogo das barricas”, Porfírio da Paz – Presidente do São Paulo, andou no meio das torcidas adversárias com uma bandeira esticada, para que os torcedores atirassem algumas moedas para ajudar o São Paulo.

GUERRA OU SALVAÇÃO ????

Em 1942, com apenas 7 anos de vida e sem patrimônio, foram salvos pela II Guerra Mundial com a entrada do Brasil declarando Guerra ao Eixo.   Nossa por que uma guerra poderia ajudar um clube de  futebol ????
Usando o  decreto do governo permitindo a desapropriação de patrimônios de súditos de alemães, italianos e japoneses [1942],  tentaram a todo custo se apropriar do Palestra Itália.
E usando a influência e relacionamento com os ditadores que governavam o Estado e o Esporte, exigiram que o “Palestra de São Paulo”  (Palmeiras hoje )mudasse de nome, sob a ameaça de tomada do clube, mesmo sabendo ser Palestra uma palavra “grega” .
Na semana em que o Palestra mudou de nome, de Palestra para Palmeiras, os dois clubes se enfrentaram em final histórica e épica no Pacaembu, valendo o título de “Campeoníssimo”, e que o São Paulo acabou fugindo do gramado para não ser goleado pelo Palmeiras

90 mil metros quadrados FREE ???????   pra que???

Em dezembro de 1950 a Imobiliária Aricanduva [cujo dono era o Adhemar de Barros] conseguiu empréstimo do Governo do Estado [o governador era o próprio Adhemar] para terraplanar e criar toda a infraestrutura em uma gleba na região do Morumbi ? Um escândalo de corrupção na época, dentre vários do Adhemar, que viria a ser cassado anos depois. O bairro com todas as benfeitorias passa a se chamar justamente JARDIM LEONOR, nome da esposa do Ademar de Barros.
Que em dezembro de 1951, um ano depois, o São Paulo convidou Laudo Natel [político ligado a Adhemar de Barros] para tesoureiro e este negociou a compra de 68 mil m2 na região, e “ganhou” (!!) do Governo do Estado mais 90 mil m2, isso mesmo GANHOU do Governo do Estado 90 mil metros quadrados !!
1966, em pleno regime de ditadura militar, Laudo Natel, o ex-secretário da Maracutaia já havia se tornado Presidente do São Paulo, e ao mesmo ocupava o posto de vice-Governador do Estado quando o seu chefe, Adhemar de Barros, foi cassado por corrupção. O clube passava a contar com um Presidente que ao mesmo tempo era Governado do Estado, em plena Ditadura.
Tal Governador da ditadura, que acumulava as funções de Presidente do São Paulo, determinou que os estudantes da rede pública vendessem carnês chamados “paulistão”, para ajudar nas suas formaturas, e ao mesmo tempo coletando parte do dinheiro para a construção do Estádio.
Para as festas de inauguração do estádio, com mêdo de um vexame, pediram emprestados 2 jogadores do Palmeiras (Julinho e Djalma Santos), 2 do Corinthians (Almir e Ari) e 1 do Santos (Pelé que contundiu não compareceu), para reforçar o time em partida contra o Nacional do Uruguai.

Você Sabia ??? que o Palmeiras foi o primeiro campeão do Morumbi, pelo Brasileiro de 1969…
E agora Matilde ???? será que vou apanhar na rua por contar toda a verdade sobre um “grande clube paulista”
Caros amigos ainda não acabou veja algumas curiosidades desse grande estádio:

– Que o recorde do Morumbi é de uma reunião dos Testemunhas de Jeová [162.957 em 1985]…
– Que o 2º maior público do Morumbi foi quando o Corinthians perdeu da Ponte em 1977 [138.032]. Sim, o recorde foi no domingo, quando o Corinthians perdeu da Ponte. Na quarta, no jogo em que sairam da fila de 23 anos, a torcida amarelou e o público foi bem menor [86 mil] ou seja, cerca de 50 mil “fiéis” perderam a confiança…
– Que o 3º maior público do Morumbi foi um Palmeiras e Santos em 1978 [123.318].
– Resumindo, a torcida do São Paulo só aparece no próprio estádio, no 8º maior público da história do campo, ainda assim porque jogou contra o Corinthians nesta data [1982].
– E que o Morumbi não é, nem nunca foi o maior estádio particular do mundo. Medido de forma padronizada pela FIFA, o Morumbi com seus 80 mil aparece na 28ª posição no ranking mundial, bem atrás por exemplo do Nou Camp do Barcelona, que comporta 98.787

Muito obrigado… mais pra frente vou fazer mais post sobre as maracutaias de todos os times do brasil é claro que meu grande palmeiras estará na lista !!!!!

OBS: próximo post  Sociedade Esportiva Palmeiras

Fonte: O Ninho da Coruja

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Paulo Rogério Guardiano permalink
    \UTC\04 24 \24\UTC abril \24\UTC 2015 15:04

    Parece Que o texto foi elaborado por alguém muito parcial, por que vejamos, o São Paulo faliu realmente, mas ele foi formado pelo departamento de futebol do Paulistano que se separou do clube que não queria futebol em suas dependências. Dai veio a Faixa vermelha cruzada na camisa branca. Como a AA Palmeiras tinha problemas também, se juntaram e fundaram o São Paulo FC. Veja que se hoje o Corinthians mudasse para Itaquera FC, seus torcedores continuariam a chamar por Corinthians, ou alguém discorda. E seus títulos iriam junto ??? Se computarmos todos os títulos vencidos até hoje seriam 35…..

    O jogo das barricas aconteceu, mas o arrecadado foi um valor que atualizado daria pouco mais de R$ 720,00. Serviu apenas para as torcidas adversárias falarem, mas o Grande São Paulo apareceria pouco depois tirando o sono dos até então sossegados Palmeiras e Corinthians. Durante a guerra TODOS OS BRASILEIROS perseguiram alemães, japoneses e italianos. Principalmente os Espanhóis origem é verdadeira face corintiano até nossos dias. Alguém ai conhece um presidente corintiano de origem não espanhola ????

    O pior é que até 1941 não existia FPF, então haviam duas ligas, e em 1916 o Corinthians achou um caminho mais fácil e saiu de uma e foi para a mais fraca. Dai saiu o Tri campeonato, mas reparem na internet em sites imparciais que aparecem sempre dois campeões, um da liga dos grandes clubes, do qual o Paulistano era o maior vencedor e outra menor. Então a imprensa parcial escolhe qual divulgar para melhor conveniência, mas quando em2002 o São Paulo obedeceu às regras e só entrou com os grandes nas finais onde haveria o Supercampeão paulista, essa mesma imprensa divulga o Ituano campeão, embora tenha enfrentado o São Paulo e perdido.
    Por isso, pelos 35 estaduais, 6 brasileiros realmente vencidos pois só virou campeonato nacional depois de 1971, 3 libertadores e mundiais, o São Paulo despertou tanta ira que em
    2009 uma reunião entre Andres Sanches, CBF, Globo com a conivência do Lula presidente, se fez um acordo pela extinção da CPI do futebol e decretaram a abstinência do São Paulo por pelo menos 10 anos. Ninguém acreditou, mas deu pra perceber nas atuações dos árbitros, tabelas direcionadas, julgamentos e outras formas de prejudicar um clube. A imprensa sabe disso, mas ninguém fala. Só o Felipao numa reunião com a CBF pediu um jogo no Morumbi do Palmeiras como mandante, e saiu falando para quem quisesse ouvir, o São Paulo não vai conseguir nada nesses próximos anos. Assim trabalha a Máfia, ao invés de se fortalecer para derrotar o inimigo, é mais fácil matá-lo quando se tem apoio do governo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: