Skip to content

Cara ou coroa?

\UTC\02 15 \15\UTC fevereiro \15\UTC 2009

ATENÇÃO, ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!
Mortes a sangue frio e um roteiro envolvente é o que se pode esperar de Onde os Fracos Não Têm Vez, filme de 2007 ganhador de 4 Oscars (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado). O que mais me chamou atenção nesse thriller western foi dar prioridade ao roteiro sem se preocupar em explicar tudo (pelo menos sem explicar obviamente). Aliás, faltam hoje filmes que dêem o peso devido à história, são muito apegados à ação e aos efeitos especiais ultra computadorizados. De qualquer modo, não espere por um filme com começo, meio e fim.
Diria até que é um filme só de meio. Afinal de contas, se não nos foi falado no filme também não é muito difícil de saber o que aconteceu antes e após a trama. A vida que o Xerife Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones) levava antes era estacionada, revelava uma tradição familiar, sem grandes saltos. Da mesma forma, após seu fracasso na busca de Anton Chigurh (Javier Bardem) e dos porquês de duas matanças, não é de se espantar que tenha se aposentado. Também não é de se espantar que Chigurh tenha continuado a matar.
Mais que histórias não explicadas, o filme trata da impotência de Ed perante algo que não conhece e os novos tempos. No outro lado do novelo está Chigurh, um assassino misterioso cuja única regra é dar apenas uma chance a algumas vítimas através do cara ou coroa. No meio disso tudo, Llewelyn Moss (Josh Brolin), um caçador de animais que encontra uma mala cheia de dinheiro no local de uma matança, aparentemente por causa de uma negociação de drogas que deu errado.
O grosso do filme se concentra na caçada entre Chigurh e Llewelyn. Llewelyn querendo ficar sozinho com o dinheiro (e pagando caro por isso), Chigurh adicionando e acabando com cada uma das vítimas de sua lista.
Filme bom para quem gosta de suspense e perseguição. Péssimo para quem está acostumado a enredos totalmente explicados.

Título em português: Onde os Fracos Não Têm Vez
Título original: No Country for Old Men
Ano: 2007
País: Estados Unidos
Direção: Ethan Coen e Joel Coen

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: